segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Como realizar a leitura de textos acadêmicos

Mais uma atualização para o Guia do Estudante Feliz! Este artigo vai trazer algumas dicas para melhorar a sua compreensão de textos acadêmicos. O texto é uma adaptação do post Advice for Students: How to read like a Scholar.


library_1Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos alunos na universidade é se adaptar à leitura de textos acadêmicos. Muitas vezes a falta de costume com a linguagem técnica e o desenvolvimento do raciocínio proposto pelo autor são dificuldades até para estudantes de períodos mais avançados.


Um baixo aproveitamentodo do material lido leva a hora gastas "à toa" em frente a livros, além da queda de rendimento e dificuldade para redigir e realizr a pesquisa de seu próprio trabalho acadêmico.


Apesar do surgimento de recursos técnicos que facilitam cada vez mais o gerenciamento de informações, a forma mais efetiva de leitura e aprendizado ainda é o trabalho duro. A técnica apenas aumenta o pontecial que você pode alcançar: com ou sem ela o esforço deve ser sempre compatível com o seu desejo de alcançar seus objetivos.


Não há fórmula mágica: sente com o livro, uma caneta, papel e talvez um computador... a partir desse ponto você lê. É isso aí. Você vai ler o materia, sublinhar ou anotar pontos importantes e passagens, prestar atenção especial às introduções e conclusões, separar as terminologias especiais, nomes, datas e só. Se houver tempo após isso tudo você pode fazer algumas notas adicionais no texto.


Existe a hora certa para tecnologia e truques espertos. Também existe a hora de arregaçar as mangas.


Agora vamos para algumas orientações que vão ajudar a aumentar o seu aproveitamento.



Ir além do texto antes de começar

Parece confuso, mas isso se explica por que muitas vezes o estudante vai para a aula, faz anotações, pergunta sobre pontos que não entende e depois volta para casa.  Se o aluno passar a ser curioso fica mais fácil compreender a sua importância do material de estudo, o que facilita a compreensão do texto. Se o texto está na ementa do curso ou foi recomendado por um professor há um motivo claro. Não deixe de perguntar ao seu professor:




  • Por que esse texto foi indicado?

  • Que conceitos esse material vai trazer?


Com isso em mente antes de ler o material fica mais fácil saber no que focar a atenção. Não se esqueça que a indicação de seu professor vai passar o que ele acha que é mais importante, o que já adianta possíveis temas de avaliações.


Agora que você sabe a importância do livro que tem em mãos, vamos ver algumas perguntas que precisam ser respondidas:




  • O que o autor está tentando dizer? Não identificar esse ponto leva muitos estudantes a se distanciar da leitura. Tenha em mente que o escritor não escreve para entediar os estudantes: ele quer passar uma informação importante. Tudo bem ue nem todos os autores comunicam muito bem, mas se seu professor recomendou a leiura, vale a pena.

  • Como o autor está tentando se comunicar? Identifique a forma adotada pelo escritor para lhe passar informações: o tipo de argumentação e como ele se posiciona. Quando o texto trata de um tema polêmico o autor pode estar simplesmente descrevendo o objeto de estudo e não advogando em favor ou contra dele.

  • Você concorda com o que o autor fala? Por que? Só porque algo está impresso não significa que seja verdade. Ao ler um trabalho acadêmico preste atenção se alguma ideologia do autor interfere no texto. Muitos alunos preferem criticar a forma e não o conteudo de textos acadêmicos. Se preocupe com o conteúdo.

  • Esse texto se conecta com outros trabalhos? Verifique se o autor do texto concorda ou discorda com outros autores e se há relação dele com outras leituras. Lembre-se que você pode contar com o seu professor, afinal, ele está lá para isso! Saber cruzar o pensamento de diferentes escritores é uma poderosa ferramenta em avaliações.


E é só! Fique ligado em mais dicas no Guia do Estudante Feliz!

Um comentário:

  1. axei muito legal essas dicas....
    são estratégias muito interessantes,
    vou tentar e ver se consigo melhorar!!!!

    ResponderExcluir