sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

A importância do café da manhã para o aprendizado

800px-cofee_01473Dois hábitos simples são essenciais para quem deseja melhorar o desempenho nos estudos: tomar um bom café da manhã e dormir pelo menos 8 horas por dia. Neste post vamos falar sobre o primeiro item.

"Mas eu nunca tomo café da manhã". Se não você toma, deveria. Seu desempenho certamente vai melhorar. Faça o teste durante uma semana e depois venha aqui agradecer o conselho =)

Se a sua desculpa é falta de tempo, passe a separar os alimentos antes de dormir. Se a causa for preocupação com o peso, então está cortando a refeição errada: o café da manhã precisa suprir 25% do valor calórico total a ser consumido durante todo o dia. A razão da importância do café da manhã está no fato de que o corpo consome reservas de nutrientes durante o sono. Ao acordar é necessário repor o que foi gasto.

Uma pesquisa realizada na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) demonstra que 40,7% dos estudantes entre dez e 19 anos saem de casa de manhã sem se alimentar, o que compromete o aprendizado.

As conseqüencias?

  • Alteração de humor (Sabe aquele cara do trabalho que só reclama da vida? Conte para ele sobre as maravilhas do café da manhã!);

  • Problemas de memorização ("Já mandou aquele relatório?" "Ahn?");

  • Problemas de concentração (Principalmente por causa de baixo nível de glicose);

  • Déficit de aprendizado (Não custa lembrar que no nosso país muitas crianças nem tem o que comer em casa, o que compromete nossos índices educacionais);

  • Sono (Sem reposição dos nutrientes o corpo entra em inanição);

  • Ganho de peso (Por causa do fator anterior o corpo passa a reter a alimentação de outros horários);


No nosso próximo post com dicas de hábitos saudáveis vamos falar sobre a importância do sono para manter a cabeça fresca! Até lá!

Um comentário:

  1. ola eu gostei muito da dica, mas fica a pergunta que alimentos digerir durante o café da manhã?

    ResponderExcluir