domingo, 11 de janeiro de 2009

Contruir Entendimento

popular-mechanics-building-stairs-diyAprender é um processo parecido com construir uma casa. Você precisa constriur as bases daquilo que pretende aprender. Se você não constrói direito, as limitações na comunicação evitam a transmissão de conhecimento, ao invés de assistir aulas, lê apenas o material de apoio, perde tempo com notas desnecessárias e se perde no tema sendo tratado.


Se você fornecer os materias para a construção, o cimento, a areia e os tijolos, a construção depende apenas de você. Infelizmente a maior parte das estratégias de aprendizado caem em dois tipos ásicos:




  1. Memorização - Ao invés de construir alguma coisa você apenas fica olhando para cada tijolo por vários minutos e tenta decorar a sua posição.

  2. Fórmulas - Esse é o equivalente a um cego andando pela casa. Você não pode ver a construção mas você aprende a se mover com regras simples para evitar bater nas paredes.


Não há nada particularmente errado com nenhuma dessas estratégias, desde que elas não sejam suas únicas técnicas. O cérebro humano não é um computador, logo não é capaz de amarzenar grandes quantidades de conhecimento se a informação não estiver estruturada. As fórmulas não funcionam mais se a pergunta em questão mudar de foco.


Aprendendo Holisticamente


A estratégia alternativa é se focar em como usar a informação atual para construir alguma coisa. Isso envolve ligar conceitos e entender como a informação vai se encaixar em um cenário de maior amplitude.




  1. Metáforas permitem que você organize a informação rapidamente ao comparar a idéia complexa com uma simples. Quando você encontra metáforas entre informações, utilize analogias para aumentar a sua compreenção. Compare neurônios como ondas em um fio. Faça metáforas par comparar as partes de seu cérebro com as de um computador.

  2. Use todos os seus sentidos porque idéias abstratas são difíceis de se memorizar por si só. Aproxímeas com imagens com cores fortes, sentimentos e sons da informação em discussão.

  3. Ensine alguém que entendeu sobre o assunto. Esse exercício te força a organizar. Gastar cinco minutos a mais explicando um conceito pode te salvar uma hora de estudo.

  4. Não crie ilhas, pois quando você lê cada informação deve se conectar com algo que vcê aprendeu anteriormente. Se você deixar algum informação isolada, não ser possível acessá-la durante um exame.

  5. Teste sua mobilidade. Uma boa forma para saber que você não ligou algum conceito é quando você não consegue relacionar diferentes conceitos.

  6. Encontre padrões na informação. É mais fácil organizar quando você consegue identificar o padrões entre assuntos diferentes.  A forma como um neurônio "dispara" é parecido com o "if" (se) nas linguagens de programação.

  7. Construa uma fundaçao sólida lendo bastante e tendo compreensão de diferentes tópicos para lhe dar mais flexibilidade em encontrar diferentes padrões e metáforas. Quando mais você já sabe, mais fácil de aprender.

  8. Não force sua cabeça estudando exaustivamente antes dos exames. A compreensão é um processo lento de interligação de idéias.

  9. Construa modelos, simples conceitos que não não verdadeiros por si mesmos mas que são úteis para descrever idéias abstratas. Cristalizar uma imagem mental em particular pode criar um modelo para o qual você possa realizar referências posteriormente para se lembrar.

  10. O aprendizado está dentro da sua cabeça, pois ter belos cadernos de anotação ou livros perfeitamente marcados não ajudam se entender a informação contida neles. Seu único objetivo deve ser entender a informação utilizando os cadernos e livros como mediadores, não fim em si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário