segunda-feira, 23 de março de 2009

Cuidado com o cafézinho

[caption id="attachment_169" align="aligncenter" width="300" caption="Hmmm, açúcar ou adoçante?"]cafe[/caption]

Quem estuda pode se considerar um atleta que trabalha com a cabeça.  Como todo bom atleta, é preciso ter atenção com a nutrição.


Pois bem, vamos ser diretos: uma pesquisa inglesa de 2004 mostra que o consumo de café pode causar o chamado "efeito ponta da língua" por afetar o acesso a palavras mais elaboradas de


O estudo dividiu 32 universitários em dois grupos. Para um grupo foi dado 200mg de cafeína, equivalente a dois copos de café. Para o outro foi dado um placebo - será que pelo menos tinha gosto de café?


Os estudantes tiveram de responder a 100 perguntas de conhecimento geral que tinham como resposta uma únca palavra.


Por exemplo, uma pergunta era "nome de antiga escrita egípcia". A resposta era "hieroglifos".


Antes de responder o estudante dava uma olhada em uma lista de palavras, onde algumas delas eram semelhantes à resposta, como "hierarquia" para a pergunta onde a resposta era "hierogliflos".


O resultado: quem tomou cafeína demorou mais tempo para se lembrar da resposta. Para os pesquisadores a cafeína ajuda alguns aspectos da memória de curto prazo, mas atrapalha e outros.


Ela ajuda quando a informação buscada no cérebro tem relação com o assunto atual mas atrapalha quando é necessário mudar o foco.


Vale lembrar também que além desse risco, o consumo de café ao longo do dia pode prejudicar a qualidade do sono. Em mim também causou problemas estamacais, então cuidado!


Café é muito bom, mas não adianta abusar, até porque ao fazer isso ele perde o efeito!


Ao tomar café não dá pra negar que as linhas vêm mais rápido à cabeça. O vocabulário fica mais simples, é verdade,  mas ganha-se agilidade. Não a toa, o café é o maior amigo de muita gente nos escritórios e redações por aí.


Fonte: BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário