terça-feira, 2 de março de 2010

A Hora da Verdade das Cotas


Hoje chega na mais alta instância do Poder Judiciário o debate sobre as cotas raciais nas universidades. O Supremo Tribunal Federal recebe até sexta-feira 38 expositores que colocarão argumentos favoráveis e contrários ao sistema.


Os defensores afirmam que o sistema de cotas é inclusivo e agregador. Os oposicionistas argumentam que o efeito é o contrário, ao considerarem  as cotas uma injustiça para aqueles que não são beneficiados.


As audiências públicas foram convocadas em função de dois processos com a intenção de acabar com as cotas raciais.


Uma, foi movida por um estudante que se sentiu prejudicado ao perder uma vaga em uma universidade para um beneficiado pelo sistema A outra é movida pelo Partido Democratas (DEM) com o argumento de que o baixo número de afrodescendentes no ensino superior do Brasil acontece por fatores sócio-econômicos e de que as cotas ferem a constituição.


Nesta terça-feira, no Senado Federal, foi possível ter uma prévia dos argumentos que serão expostos nos próximos dias.


A favor das cotas, a Senadora Serys Slhessarenko do PT de Mato Grosso afirmou que o sistema não pode ser considerado polêmico e que as cotas vem responder a uma dívida afirmativa da nação com os negros do Brasil. Além disso, também apontou que as cotas fazem parte de outros projetos de inclusão social e racial.


Contra as contas, os Senadores Democratas rosalba ciarlini (Rio Grande do Norte) e Demóstenes Torres (Goiás) argumentaram que o sistema atual exclui outros grupos que necessitam de políticas de afirmação, como os índios, e que por não usar critérios econômicos, os filhos de negros ricos podem ser beneficiados.


A decisão sobre o destino das cotas raciais se aproxima. Após a batida do martelo do Supremo, seja qual for o resultado, o posicionamento legal quanto ao benefício até pode ser mudado, mas vai depender de processos trabalhosos e que dependem de ampla mobilização política, como uma alteração na Constituição. Após anos de discussão, chega a hora do "pra valer".

Um comentário:

  1. Ola amigos,quero pedir um grande favor, que ajude a divulgar os beneficios que nossa entidade esta viabilizando a todos os estudantes!

    abraços!

    grato






    PARCERIA ANES E CEDASPY BENEFICIAM ESTUDANTES


    A Associação Nacional dos Estudantes firmou nova parceria com o Cedaspy onde disponibilizou novos benefícios aos estudantes visando a profissionalização dos mesmos.
    Neste novo projeto intitulado de ANES/CEPASDY DE OLHO NO SEU FUTURO o estudante terá direito a um treinamento em Informática gratuito e ainda 66% de bolsa de estudos caso opte por cursos mais específicos.



    Aloncio Camilo

    Presidente

    ResponderExcluir