sábado, 6 de novembro de 2010

Como aprender sozinho

Através do poder do autodidadismo você pode ser qualquer coisa que quiser ou fazer qualquer coisa que tenha desejo. A auto-educação não necessita de dinheiro, tempo determinado ou regras no estilo de vida. As opções são extremamente flexíveis. As recompensas são ilimitadas. Você pode controlar seu destino.
Bob Webb

Aprender uma nova habilidade para você mesmo pode ser tanto gratificante quanto complicado. Sem uma instrução guiada, o aprendizado pode ficar parado se uma informação correta não está disponível. No entanto, a auto-educação também corta informações desnecessárias para a aplicação imediata do conhecimento adquirido.

Antes de começar, tenha noção destes dois pontos:

  • Independente do seu potencial como autodidata, a educação tradicional lhe proporciona certificações e contatos para sua área de atuação;
  • Para evitar ficar "dando voltas" enquanto aprende sozinho, tenha alguma figura como tutor, para tirar dúvidas que você não consegue sanar.
Tendo estes dois pontos esclarecidos, vamos dar uma olhada em como se tornar um autodidata.

Benefícios

Aqui estão algumas razões para adotar esta forma de estudo.

Ir no seu próprio ritmo

Embora aulas particulares podem oferecer-lhe flexibilidade, esse tipo de aprendizado exige que você se conformar com um ritmo pré-concebido. Isso pode significar, em algumas situações, ir de modo dolorosamente lento em áreas tediosas e dar pouca atenção para assuntos que você preferiria se focar, em função de seus interesses pessoais. A auto-educação será sempre um desafio porque você porde definir o limite para o que deseja aprender.

É mais barato

Uma universidade não pode ser totalmente substituída pela auto-educação, mas ensinar a si mesmo é a maneira de economizar com cursos menores - e evitar lições particulares dos tópicos mais complexos da universidade. Os cursos podem custar muito e levam centenas de horas. Ensinar-se geralmente requer apenas uma fração do custo e, geralmente, leva menos tempo para uma melhor compreensão.

O Conhecimento é Prático

Aprender coisas que você não quer e não precisa costuma ser desgastante.

O ensino tradicional muitas vezes coloca ênfase no conhecimento do fundo ao invés de promover o seu entendimento. Estudantes de negócios devem aprender os princípios básicos de marketing e finanças, antes de abordar projetos intimamente relacionados com a gestão de uma empresa. Ao educar-se, você se joga no campo prático e aprende conforme a necessidade.

Diversão

Aprender é divertido. Infelizmente anos de ensino tradicional têm feito tal declaração parecer ridícula para a maioria das pessoas. Mas quando você remove a burocracia desnecessária e pode filtrar a aprendizagem que não se encaixa em um objetivo prático e a cortar as distrações de provas e atribuições de sentido, aprender é muito divertido.

Poucas coisas são tão satisfatórias como a construção de algo que você não poderia ter feito antes ou entender algo que antes era um mistério. Embora a auto-educação possa ter momentos de frustração, o prazer proporcionado vale a pena.

Nitidez Mental

Estar sempre envolvido em uma forma de autodidatismo vai manter sua mente afiada. Estudos mostram que é bom estimular seu cérebro. A educação não deve parar quando a aula termina e você tem o seu diploma. Aprender novas habilidades vai manter as que você já tinha.

Abordagens

Existem muitas abordagens diferentes que você pode tomar para aprender um assunto novo:

Aprendizagem através de projetos

Uma ótima maneira de aprender um novo conjunto de habilidades é iniciar um projeto. Projetos que exigem habilidades fora de sua área forçam você a aprender. Aceitando o desafio de começar um blog pode obrigar você a melhorar a sua escrita. Criar um site pode empurrá-lo para aprender os detalhes de HTML, PHP ou MySQL.

A maioria dos projetos que estão além de esforços comuns necessitam da expansão de uma habilidade. Se não é necessário aprender nada novo, a meta provavelmente será incrivelmente entediante. Escolha projectos que ficam fora de seu conhecimento atual - não necessariamente difíceis.

Leia Livros

A leitura é um ótimo método para educar-se. Livros condensam conhecimento, assim você pode acelerar o tempo que levaria para aprender através de tentativa e erro. Os livros podem também dar-lhe conhecimentos teóricos fundamentais, que poderiam ser ignorados quando se parte direto para a prática.

Livros de referência são uma boa idéia para começar, mesmo se você não lê-los completamente. Manuais sobre a escrita, design, programação ou qualquer outro assunto que você está estudando podem ser usado para sanar dúvidas específicas.

Resolução de Problemas

"Any man who reads too much and uses his own brain too little falls into lazy habits of thinking." ou "Qualquer homem que lê demais e usa o seu cérebro muito pouco acaba em hábitos preguiçosos de pensar." - Albert Einstein

Até a leitura tem seus limites. A informação só se torna útil quando é organizada para assuntos práticos. Se você já leu centenas de livros de negócios, mas não pode administrar uma empresa, o conhecimento é desperdiçado. A leitura reúne ideias, mas apenas a realidade pode criar experiência.

Praticar e aplique o que você está aprendendo. Como indicado anteriormente, inicie um novo projeto. Aqui estão alguns bons critérios a utilizar na concepção de um mini-projeto:

  • Tempo de execução curto. A quantidade de tempo necessária para concluir o projeto deve ser mínima. Identifique etapas desnecessárias do projeto e destaque-as.
  • Atualmente você não sabe como fazer o projeto. Bons mini-projetos exigem que você use conhecimento que nunca aplicou antes. Escrever um romance quando você tem somente experiência em artigos ou cultivar um tipo diferente de planta são bons exemplos.
  • Você tem uma idéia de onde começar. Não entre em projetos onde o conhecimento necessário para começar esteja longe. Construir um robô quando você não sabe nada sobre mecânica e eletrônica será provavelmente muito difícil para um mini-projecto.

Um comentário: