quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Estado do Rio oferece 18 mil vagas de pré-vestibular gratuito


Cursar o Pré-Vestibular Social (PVS) oferecido pela a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) foi o incentivo que faltava para Carla Mendes da Silva, de 24 anos, ingressar na faculdade. Após dois vestibulares em que não obteve êxito - um logo que terminou o ensino médio no Instituto Martin Luther King, em São João de Meriti, para a Uerj, e outro, no ano seguinte, para o Consórcio Cederj - Carla fez as aulas de apoio e conseguiu passar para Ciências Biológicas, faculdade que faz no polo da UFRJ de Nova Iguaçu.

- Comecei o intensivo no início do ano passado. O mais importante para mim foi que o PVS me estimulou a estudar. Eu trabalhava e já estava casada, então, dispunha de pouco tempo para o estudo. Minha intenção era passar para o vestibular do próprio Cederj, então fiz o curso com esse foco. Não fiz o pré-vestibular todo, mas com as apostilas e o material que recebi no início do ano continuei estudando em casa e consegui passar. Outra coisa que gostei muito foi do atendimento dos monitores pelo 0800. Alguns alunos tinham vergonha de usar esse serviço, mas para mim foi muito bom. É como ter um professor particular à disposição – relata.

Já para Priscila Paulino do Nascimento, a vantagem de ter feito o intensivo do PVS foi complementar o conteúdo do ensino médio, que cursou no Colégio Estadual Francisco de Assunção, no bairro Ponto Chique, em Nova Iguaçu. Ela acabou entrando no curso de Ciências Biológicas da UFRJ, oferecido pelo polo Cederj de Nova Iguaçu, com a nota que obteve no Enem, mas garante que ter cursado o pré-vestibular foi muito importante para a sua formação.

- Tinha alguns conteúdos que eu nunca tinha visto na vida. Segui no nível deles, o que me ajudou agora na faculdade. Para quem quer fazer o vestibular Cederj o curso é bastante didático. Mas tem que ter força de vontade, porque mesmo com a ajuda dos professores nas aulas presenciais e pelo telefone, a gente tem que ler muita coisa em casa – diz a estudante.

Em 2012, serão oferecidas 18 mil vagas em 56 polos que atendem todas as regiões do estado. As inscrições seguem até o dia 8 de fevereiro. Para participar, os interessados devem estar no último ano do ensino médio ou já o terem concluído.

- O pré-vestibular social amplia a chance de o jovem ingressar na universidade, principalmente os que moram no interior do Estado. Neste momento de crescimento do Rio de Janeiro, isso é importante, porque ajuda a levar o desenvolvimento a todas as regiões - afirma o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso.

A diretora do Pré-Vestibular Social, Maria Bastos, explica que o projeto começou em 2003 com o objetivo de atender aos estudantes do interior do estado para o vestibular a distância do Consórcio Cederj.

- Com o passar do tempo, o PVS tornou-se muito valioso também para os grandes centros. Ele se consolidou como uma opção de preparação para os estudantes de baixa renda, não só para o vestibular Cederj, como também para o Enem e para os outros vestibulares. Começamos com 15 polos e hoje já estamos com 56 em 39 municípios. No primeiro ano, tivemos cerca de 4,5 mil alunos. Para 2012, vamos oferecer 18 mil vagas – relata.

Para o presidente da Fundação Cecierj, Carlos Bielchovski, o PVS constitui um grande espaço de inclusão social para aqueles que não têm condições de pagar um curso preparatório e desejam uma carreira de nível superior.

- O PVS é um dos mais importantes programas de inclusão social do Brasil. Tenho uma satisfação muito grande por já termos ajudado mais de 100 mil estudantes a seguirem seu caminho – disse.

Como se inscrever

As inscrições devem ser feitas pelo site www.pvs.cederj.edu.br. Após se inscreverem pelo site, os candidatos deverão entregar em qualquer polo do PVS ou do Cederj ou, ainda, enviarem pelo correio, envelope identificado com o código do pedido de inscrição contendo a cópia dos seguintes documentos: certificado de conclusão do ensino médio, diploma ou declaração da escola informando que está matriculado, em fevereiro de 2012, no último ano do ensino médio; identidade; CPF; cópia de conta de energia elétrica, mostrando valor e endereço, e de outras despesas que o candidato julgar conveniente; cópia de comprovante de renda ou, para quem não tiver contracheque ou carteira assinada, declaração de próprio punho informando atividade profissional e quanto ganha por mês; texto do candidato, escrito de próprio punho e assinado, de no máximo 30 linhas, levando em consideração seu interesse no Pré-Vestibular Social e tratando de sua trajetória como estudante e de seus planos.

Disciplinas e aulas

O PVS oferece aulas de Língua Portuguesa, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Inglês e Espanhol, que podem ser aos sábados ou duas vezes por semana, dependendo do polo escolhido. O curso é gratuito, incluindo todo o material didático. Desde a sua fundação, já foram atendidos 110.820 alunos. Só em 2011, foram 1.679 alunos aprovados em um dos cursos de graduação a distância do Consórcio Cederj e que, consequentemente, tiveram acesso às universidades públicas do Rio de Janeiro: Uenf, Uerj, UFF, UFRJ, UFRRJ (Rural) e Uni-Rio. A Fundação Cecierj é um órgão ligado à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia.

Um comentário:

  1. Agradeço à empresa de empréstimos Elegant por me ajudar a garantir um empréstimo de US $ 1.000.000,00 para estabelecer meu supermercado Foodstuff em diferentes lugares. Há quatro anos que procuro ajuda financeira. Mas agora, estou completamente estressado, livre de toda a ajuda do agente de crédito Sr. Russ Harry. Portanto, aconselho qualquer pessoa que busque fundos para melhorar seu negócio a entrar em contato com esta grande empresa para obter ajuda, e ela é real e testada. Você pode contatá-los por meio de - E-mail --Elegantloanfirm@Hotmail.com- ou Whats-app +393511617486.

    ResponderExcluir