sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Transferência Externa: O que é e como fazer

sell_on_changeAtenção!


Este post tem recebido um grande número de comentários com dúvidas. Preste atenção ao post e aos primeiros comentários que a sua dúvida provavelmente será sanada.


A transferência externa é um recurso que permite mudar de instituição de ensino sem precisar abandonar os estudos. Se você não está satisfeito com a sua atual universidade ou tem outro motivo para mudar (preço, distância, etc.) a transferência externa pode ser a solução.


Pelo art. 49 da Lei nº 9.394/96 - da LDB (Lei de Diretrizes e Bases), as instituições de ensino superior devem aceitar a transferência externa de alunos regulares, para cursos afins, na existência de vagas e mediante uma avaliação. Esse processo também vale para as universidades públicas.


Muitas vezes é exigido que o aluno tenha completado, pelo menos, o primeiro ano da graduação.


Nem tudo são flores na transferência externa: se a grade curricular da universidade desejada for diferente você pode precisar completar disciplinas de períodos anteriores ao seu atual, o que pode atrasar a sua formação.


Para estudantes do Prouni


Um detalhe importante para os beneficiados por uma bolsa do Prouni. Ao ganhar uma bolsa o benefício vale para aquela universidade e aquele curso. É possível transferir a matrícula, mas não a bolsa. Assim, se você conseguir uma bolsa para um curso, você pode transferir o seu curso, mas vai perder a bolsa. Note que a sua matrícula e a bolsa são coisas diferentes. Se você transferir a sua matrícula para universidade pública não haverá a necessidade de pagar.


Como fazer?


Para realizar a transferência externa são necessários alguns documentos:


Acadêmicos:


1- Histórico escolar.


Neste documento deve constar o tipo de admissão na instituição atual (vestibular, transferência ou por ser portador de diploma de curso de graduação);


2 – Descrição do sistema de avaliação da instituição de origem. Se não for utilizada a avaliação por conceitos deve constar pelo menos as menções 'Aprovado' e 'Reprovado';


3 - Declaração de Reconhecimento ou Autorização do Curso pelo MEC;


4 – Programas ou ementas da disciplinas cursadas, incluindo o aproveitamento do aluno em cada matéria e as cargas horárias;


5 - Declaração de que a matrícula no estabelecimento de origem não está sob pendência judicial;


6 – No caso do curso de Direito, apresentar o currículo da Instituição de origem.


Pessoais:


1- certidão de nascimento/casamento (com cópia autenticada);


2 - carteira de identidade (com cópia autenticada);


3 - quitação com o Serviço Militar (com cópia autenticada);


4 - título de eleitor com a comprovação do exercício eleitoral (com cópia autenticada);


5 - 1 fotografia 3x4, de frente, recente, de boa qualidade;


Vale lembrar que cada instituição de ensino superior adota normas diferentes nos seus processos de inscrição e avaliação. A avaliação das transferências e a relação dos documentos exigidos também pode variar. Antes de comparecer a instituição entre em contato anteriormente para não perder nenhum prazo por causa de documentação.

157 comentários:

  1. Olá, sou aluna do curso de quimica em uma universidade estadual da Bahia e gostaria de transferir para outra estadual, porém meu curso ainda não é reconhecido pelo MEC, estou no 6° semestre com pendencia em uma matéria, voce acha que posso conseguir a transferencia?

    ResponderExcluir
  2. Olá Vanessa! Verifique se há previsão de seu curso obter a aprovação do Mec futuramente. Se houver essa possibilidade consulte o regulamento da instituição para a qual você deseja se transferir e veja se ela impõe alguma limitação de carga horária.

    ResponderExcluir
  3. Olá,curso história na UEFS,e pretendo fazer uma transferência para o estado de Minas Gerais,gostaria saber se é possivel??

    ResponderExcluir
  4. Marcella,

    Se o seu curso atual é aprovado pelo Mec não há problemas. Agora você tem que verificar se as matérias da UEFS batem com a da instituição desejada. Se não, você vai precisar completar as disciplinas que faltam. Verifique também se há alguma exigência de crga horária.

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Tenho uma bolsa integral pelo PROUNI e estou em processo de transferência para a Universidade Anhembi Morumbi. Pelo regimento do PROUNI a transferência é um procedimento normal e pode ser realizada desde que eu esteja dentro de alguns critérios. Ocorre que eu estou dentro de todos os critérios, mas a universidade pretende que eu ingresse como aluna normal e não como bolsista, mesmo tendo vagas disponíveis. O que posso fazer para me aceitarem? Com quem posso falar para que eu consiga transferir a minha bolsa?
    Grata.

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Faça o seguinte: procure o coordenador do Prouni na sua universidade atual. Dessa forma você vai poder explicar melhor a sua situação e saber se realmente existe algum impedimento para a sua tranferência. Se você acreditar que está sendo lesada, não deixe de procurar o Mec porque as aulas estão quase voltando!

    ResponderExcluir
  7. olá..
    faço odontologia na F.C.R.S. em Quixada-Ce e andam rolando alguns boatos de que irá abrir o curso de Medicina na mesma.
    Quero saber se posso transferir de curso? E qual é o fator limitante para isso?
    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  8. Aurilio,
    Nesse caso o que ocorre é um processo de transferência interna. Basta buscar as informações na secretaria para verificar como funciona o processo e se ocorre abono de disciplinas.

    Leonardo

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Amigo faço Pedagogia na faculdade Santa Marina (Vila Carrão/SP) e gostaria de saber se é possível, fazer a transferência para a UMC (Mogi das Cruzes) a causa/motivo seria a distância sou de Poá/SP. OBs.: estou no início do 3º Semestre.
    Grato...
    Sandro

    ResponderExcluir
  10. Sandro,
    Ligue para (11) 4798-7000 e verifique como esta universidade administra as transferências. Aproveite e verifique se é possível obter abono das disciplinas já cursadas.

    Leonardo

    ResponderExcluir
  11. Olá gostaria de saber se é possivel pedir dispensa de disciplinas de um curso TECNOLOGO para um bacharel em Engenharia uma vez que a linha de estudo é a mesma, atualmente faço Tecnologia em Fabricação Mecânica posso é possivel ingressar num universidade federal/estudal com equivalência?

    Grato

    ResponderExcluir
  12. tranquei meu curso de ciencias contabeis em Senhor do bonfim na UNEB Campus Vll, e gostaria de saber consigo transferir o curso para a UEFS,e como faço para conseguir a transferencia.

    ResponderExcluir
  13. Clécio,
    Ligue para (75) 3224-8000 para falar direto com a UEFS. Por este número você vai poder saber qual é a política desta universidade quanto a abono de disciplinas e carga horária.

    ResponderExcluir
  14. Desculpe pela demora Breno, não havia observado seu comentário.
    A transferência vai depender da política educacional da universidade para a qual você deseja se transferir. Converse com o coordenador acadêmico de onde você está matriculado agora e veja como você pode obter a documentação que comprove o conteúdo que você já estudou.

    ResponderExcluir
  15. Fui contemplada com a bolsa do Prouni integral, mas já estou no 5° semestre de Administração, e ganhei a bolsa para o curso de tecnologo em processos gerenciais, e minha faculdade não quer transferir minha bolsa para o meu curso, o que eu faço?

    ResponderExcluir
  16. Oi, faço faculdade a distância pelo PROUNI, será que posso pedir transferência para uma universidade federal sendo presencial?

    ResponderExcluir
  17. Olá...
    Sou aluno de História Bacharelado da UFAL(Universidade Federal de Alagoas)
    Queria saber se há possibilidade de reopção de curso sendo que para outra Universidade;Universidade desejada é a UNEB(Universidade Estadual da Bahia);Ficaria grato se podessem responder. Obrigado

    ResponderExcluir
  18. Sou estudante do 5 ano do curso
    de Medicina em Cuba, venho atraves desse meio de comunicacao solicitar se possivel a seguinte informacao, estou pensando em tentar transferir o meu
    curso para o Brasil, devido a algumas necessidades pessoais. Entao gostaria de saber se existe essa possibilidade e como seria o
    processo em que eu teria que ser submetido.
    Me informaram do processo de Traneferencia Externa.

    Voces Sabe de alguma faculdade Brasileira que pode aceitar.

    Obrigado pela Atencao,

    Aguardo Respostas,

    Sinceramente,

    Jose Augusto Silva
    Cuba

    ResponderExcluir
  19. Olá Valquíria,

    A portaria 442 do Mec determina que não pode haver discriminação entre cursos presenciais e a distância, até porque o fato do curso ser a distância nem consta no diploma. Apenas verifique se a grade curricular do curso que você deseja é diferente.

    Abraços e boa sorte!

    ResponderExcluir
  20. Olá Renata,

    Pode até transferir a sua matrícula para outro curso, mas manter a bolsa para outra área já não é possível, pois o contrato do Prouni restringe o benefício para o curso em que você teve aprovação.

    Já tive amigos que encontraram dificuldades até mesmo para transferir a matrícula de um campus para outro, apesar de ser no mesmo curso.

    Você pode sanar outras dúvidas no Manual do Bolsista: http://portal.mec.gov.br/prouni/arquivos/pdf/manual_bolsista_prouni.pdf

    Abraços,

    Leonardo Farroco

    ResponderExcluir
  21. Olá Lucas,

    Espero poder ajudar! Vamos lá:

    Primeiro obtenha em Cuba a grade curricular do curso. Não sei como funcionam os procedimentos acadêmicos por lá, mas aonda você cursou deve haver algum documento que comprove por quais matérias passou e qual foi o seu rendimento.

    Munido da comprovação daquilo que você já passou podemos ir para o segundo passo. Aqui você tem duas opções: na primeira, você pode prestar vestibular para uma universidade, conseguir aprovação e depois solicitar o abono de disciplinas. Na segundo opção você deve esperar a sua universidade abrir provas para transferência externa. Cada universidade tem seu período e procedimentos, você deve entrar em contato para obter mais informações. Algumas instituições exige, por exemplo, que o aluno não tenha completado metade da carga horária, outras não.

    Independente da sua situação, procure o reitor ou o coordenador acadêmico da universidade para qual você deseja ir e explique a sua situação. Sua experiência em Cuba com certeza lhe deu muito conhecimento que pode ser útil nas universidades daqui, logo você é um aluno interessante de se ter.

    Boa sorte!

    Leonardo Farroco

    ResponderExcluir
  22. Olá Felipe,
    Você pode obter abono de disciplinas, mas permitir reopção de curso vai depender do estatuto da universidade que você deseja.

    De uma forma ou de outra, você pode terminar o curso em menos tempo que o normal.

    Abraços,

    Leonardo Farroco

    ResponderExcluir
  23. Jussara Régia de Medeiros22 de junho de 2009 às 14:15

    Ola Leonardo:
    Minha filha é estudante de Medicina no Rio com bolsa prouni, mas moro em Salvador e gostaria de saber como proceder para conseguir a transferência dela ,já que a mesma recebe pensão alimentícia que está sendo retirada. Portanto, vai ficar praticamente impossível mante-la no Rio. Já fui na única faculdade que oferece o curso aqui em Salvador, no caso a FTC, e sempre recebo a mesma resposta: que não há vagas disponíveis. Peço ajuda porque já não sei mais a quem recorrer, qualquer orientação será muito bem vinda. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  24. Olá Jussara!
    O caso é complicado, mas ainda há opções. A bolsa do Prouni é concedida apenas para o curso e a instituição que estão no contrato. Academicamente é possível que ela estude em outro local, mas vai precisar pagar - a não ser em uma federal. Nesse caso ela pode tentar se transferir para a Universidade Federal da Bahia. Infelizmente o processo de transferência externa deles acabou de terminar, agora só em 2010. Para não perder o próximo processo, entre em contato regularmente pelo telefone 3283-5561 e fique de olho no site deles!
    Vamos dar uma olhada em outra opção. Como ela vai parar de receber a pensão a renda da família vai cair, não é? Verifique se a sua renda atual permite que ela tente novamente obter uma bolsa do Prouni, desta vez para a FTC. Como ela já completou várias disciplinas no Rio de Janeiro provavelmente uma boa parte do curso será abonada e ela vai terminar mais cedo.
    Tem ainda uma outra opção... se ela não conseguir a transferência para a federal ela pode fazer o vestibular tradicional, entrar no curso e terminá-lo mais rápido por abono de disciplinas.
    Em todas as opções que vem à minha cabeça, em algum momento a responsabilidade cai sobre a sua filha, pois tudo depende da aprovação dela em processos seletivos bem concorridos. Se ela não conseguir na primeira tentativa, não a deixe desanimar: existem dois tipos de pessoas, as que conseguem e as que desistem!
    Também sou estudante do Prouni, sei o valor que um estudante deste tipo dá para a chance de ter uma graduação. Espero ter ajudado, mantenha contato pois espero que essa história tenha final feliz!
    Abraços,
    Leonardo Farroco

    ResponderExcluir
  25. Oi amigo,estudo em uma universidade federal, gostaria de pedir a reopção de curso para outra universidade federal.Sendo que este curso é da mesma área.É possível ?

    ResponderExcluir
  26. eu queria saber se é obrigatorio eu ter adeclaração de matricula ja que a instituição quer me cobrar por ela pois ai terei que pagar duas mensalidades uma na instituição onde estou matriculada e a outra na instituição onde vou me matricular.e fiquei sabendo que nao é mais obrigatorio ter a declaração para fazer a tranferencia que so é preciso o historico e o conteudo programatico.o mec divulgou isso mesmo ou me passaram informação errada?

    ResponderExcluir
  27. Pâmela Leal Quintiere23 de julho de 2009 às 12:45

    Olá, eu curso Letras na UFPB, estou no fim do terceiro período. Gostaria de pedir transferência para a UFPE, e não sei por onde devo começar. Eu devo pedir transferência na reitoria da universidade onde eu curso? Ou na universidade de destino? Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  28. Sou matriculada no curso de Pedagogia e quero me transferir para outra instituição de ensino superior. Estou em dia com a instituição, porém, não querem liberar minha transferencia, já faz um mês e não conseguir nada. Estou preste a perde o semestre. Posso dar queixa na delegacia? O que eu faço? Por favor me ajude. O nome da Faculdade é Gama e Souza no Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  29. Eae leonardo entao
    eu faço Eng civil na Anhanguera (particular) e qeria tranferir pra Ufms (publica) o problema é que eu tenho uma pendencia ein Fisica I, eu posso pagar essa pendencia na Ufms ou nao posso fazer a transferencia? vlw abraço

    ResponderExcluir
  30. olá. meu namorado cursa Medicina em uma faculdade privada em Manaus, vamos mudar pra salvador e ele vai pedir transferencia pra outra privada, ele está no segundo período, mas quando mudarmos ele estará indo pro terceiro. As grades nao combinam muito então, provavelmente ele terá que voltar pro primeiro período, mas depois as outras matérias serão isentadas ? Corre o risco de ele ter que fazer o vestibular ao invés da prova de transferência já que ele terá que voltar pro primeiro período ? Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  31. olá. meu namorado cursa Medicina em uma faculdade privada em Manaus, vamos mudar pra salvador e ele vai pedir transferencia pra outra privada, ele está no segundo período. As grades nao combinam muito então, provavelmente ele terá que voltar pro primeiro período, mas depois as outras matérias serão isentadas ? Corre o risco de ele ter que fazer o vestibular ao invés da prova de transferência já que ele terá que voltar pro primeiro período ? Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  32. Eu sou estudante de uma faculdade estadual .gostaria de saber se existe a possibilidade de transferência para uma faculdade particular com as dispesas gasta em minha faculdade estadual ser transferidas para a particular como se fosse um prouni. obrigada desde já .

    ResponderExcluir
  33. bom vou explicar desdo começo,pq a história é longa.
    em janeiro deste ano minha irmã mais velha foi pre-selecionada para oprouni,levou os documentos e começou a faculdade dela em março de enfermagem na unicruz(rs).DETALHE:moravamos em alvorada região metropolitana de porto alegre,então devido ha isso tivemos q nos mudar todos,pois sairia mto caro mante-la lá.
    tudo feito elacursando ocurso .....ate q....
    fui pré-selecionada para fazer educaçãofisica na UCS(rs)esta universidade fica em caxias do sul e no momento moro em cruz alta comminhairmã e minhafamilia.
    levei os documentos até la.
    fui inscrita na universidade,porem tranquei a matricula para o começo de 2010.
    só q ja viemostodos paraca pq não temos condiçoes de manter alguem longe.
    queria saber se épossivel eufazer uma tranferencia da ucs para unicruz,e se possivel trocar de curso queria fazer enfermagem,pois ja faço tecnico.
    tenhocerteza q não terei como ir para lá,pois não terei como me manter.desde ja agradeço e por favor me ajude com oq puder de esclarecimento.

    ResponderExcluir
  34. Olá!
    Tenho uma dúvida meio complicada de entender... Mas vamos lá!
    Eu ingressei na Faculdade de Direito em 2004.1 numa universidade em MG (UNIUBE).
    Tranquei minha matrícula 2005.2 e permaneci 1 ano e meio com a matrícula trancada.
    Em 2008.1 resolvi reabrir minha matrícula e, como estava morando em Salvador, entrei em outra faculdade por meio da tranferência externa (Faculdade Ruy Barbosa).
    Quando fui fazer a equiparação da minha grade curricular, o coordenador à época me dispensou de 2 disciplinas me dizendo que, tais disciplinas não eram obrigatórias na matriz curricular de 2004.1 (quando ingressei originariamente no curso de direito), e que, por tanto, eu não precisaria cursá-las (mesmo tais disciplinas já sendo obrigatórias na matriz curricular de 2008.1).
    Essa intituição (Faculdade Ruy Barbosa) passou por uma reestruturação e o coordenador do curso foi substituído.
    Este semestre, descobri que uma matéria que está na minha grade não era obrigatória na grade de 2004.1, e por isso fiz o pedido de dispensa dessa disciplina.
    Fiquei surpresa ao ter meu pedido indeferido e fui conversar com o novo coordenador. Ele me disse que a grade que eu tenho que cumprir é a de 2008.1, que foi quando entrei na atual instituição que curso. Pouco importanto a grade de 2004.1, quando se deu minha entrada originária no curso de direito.
    Eu até expliquei a ele que o antigo coordenador tinha me explicado de outra forma e até ja havia me dispensado de outras disciplinas, por considerar minha grade a de 2004.1.
    Mas não teve jeito. Ele disse que o entendimento dele era esse e pronto (no caso, que a grade que eu tenho que cumprir é a de quando entrei aqui pela transferência externa e não a de quando entrei no curso de direito por vestibular).
    Eu queria saber, então, quem tem razão nessa história. Finalmente, qual a grade que eu tenho que cumprir: a de 2004.1 (de quando entrei no curso de direito) ou a de 2008.1 (de quando entrei nessa instituição que me encontro atualmente, por meio de transferência externa)?
    Se você souber de alguma legislação que trate sobre o assunto, será de grande valia, pois estou a 1 semestre de minha formatura e preciso ter certeza do que devo cumprir.
    Grata desde já!

    ResponderExcluir
  35. Olá Leonardo!
    Sou bolsista integral do Prouni e estou no 4º período de Tecnólogo em Petróleo e Gás. Minha bolsa está num campus bem longe da minha casa, e logo no começo do 2° período (2008.2)fui à cordenadora do Prouni saber se poderia mudar para um campus mais perto de casa, continuando com o mesmo curso na mesma instituição de ensino.Não tive um retorno positivo, pois a coordenadora me disse que a Estácio não faz transferência Interna de campus para bolsistas do prouni. Mas hj, depois de quase 1 ano, entrei no site da Estácio e tem uma lacuna que indica q se pode pedir requerimento para transferência de campus - prouni.
    Gostaria de saber se isso é verdade, que eu posso mudar de campus, mas continuar no mesmo curso e instituição.
    obrigado!

    ResponderExcluir
  36. Olá!
    Sou aluna da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, faço o curso de Fisioterapia do 2° semestre e gostaria de saber como posso transferir meu curso para a UNEB no proximo ano.Tambem gostaria de saber se há algum telefone no qual eu posso entrar em contato com a mesma universidade.
    Aguardo resposta.

    Desde já agradeço à atenção!

    ResponderExcluir
  37. Olá!

    Sou aluna de Letras - Inglês na Universidade Federal do Maranhão,7° período e gostaria de saber se tem como eu me transferir para alguma universidade pública de São Paulo, pois terei que me mudar.

    Desde já,obrigada :)

    ResponderExcluir
  38. Olá Leonardo.!
    Gostaria de saber se a tranfência externa das faculdades e universidades, só são realizadas de um curso para o mesmo curso, ou posso tranferir para curso diferente, mas na mesma área. Tipo: Enfermagem para medicina?!
    Grata!!

    ResponderExcluir
  39. Olá,
    sou aluna de psicologia na PUC-rio e gostaria de saber as datas de transferencia externa para 2010 das faculdades
    UFRJ/UERJ
    agradeco dese ja,
    maitane.

    ResponderExcluir
  40. óla, sou aluana da faculdade Jorge Amado em salvador eu queria saber se posso pedir tranferencia para a UNEB(universidade estadual da bahia). o como eu faço para conseguir essa tranferencia.
    obrigada!
    Grata!

    ResponderExcluir
  41. ola!pedi transferencia externa do piaui para salvador,onde no ato de pedir transferencia,tive de efetuar matricula no valor de 485,00 e em consecutiva,tranca-la.porque so assim minha ducumentaçao que eu paguei 259,00 seria liberada. isso esta correto?nao se configura inriquecimento ilicito?posso pedir danos morais?e se eu nao pudesse pagar?minha documentaçao nao seria entregue?

    ResponderExcluir
  42. estudo em sao paulo enfermagem em universidade particular e gostaria de saber se posso me transferir para uma universidade da bahia.

    ResponderExcluir
  43. ola
    boa noite
    eu sou aluna de medicina em parais na universidade PARIS DESCARTES
    devido problemas familiares eu gostaria de tranferir meu curso pro brasil ?
    isso seria possivel ??
    grata desde ja
    BRUNA LIMA CORREA

    ResponderExcluir
  44. terminei as aulas do curso de medicina numa unversidade federal,falta agora o estagio.como aqui fica muito longe (manaus),gostaria de saber se posso me tranferir e fazer o estagio(5 modulos) em uma universidade particular.grato

    ResponderExcluir
  45. Faço Pedagogia e possuo bolsa integral do Prouni,estou no 2 período. Posso trocar para Serviço Social ?

    ResponderExcluir
  46. Bom dia
    faco Bioquimica no Chile, mas vou fazer transferencia para Quimica em uma universidade particular. Sou brasileira, mas cursei toda minha escolaridade no chile. Minha dúvida é se eu tenho direito a algum tipo de bolsa.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  47. Bom dia!
    Meu nome é Betânia,tenho 18anos e moro em Conceição do Mato Dentro/MG.Faço faculdade a distância na FEAD-EAD,no curso de Turismo.Quero me transferir para uma presencial,mas ate o momento não consegui.Não sei que procedimentos devo tomar.Nem sei que faculdades me aceitariam na capital(BH).Espero que você possa me indicar uma ou me ajudar de outra maneira.Aguardo resposta.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  48. olá,fiz pegagoia 1 ano e meio eu posso tranferir para outro curso dirente,e quais sao?obrigada

    ResponderExcluir
  49. olá,fiz pegagoia 1 ano e meio eu posso tranferir para outro curso difente,e quais sao?obrigada

    ResponderExcluir
  50. Oi leonardo,

    sou bolsista do prouni e houve alguns problemas na faculdade onde estava cursando, com os gestores, com isso vários alunos se transferiram inclusive os prouni, que foram para outra IES que aceitou a transferência, porém a faculdade em que eu estava não libera a chave da bolsa do prouni, estamos no dilema, porque além de estar cursando a nova faculdade, não temos o principal que é a chave do prouni. Por favor me ajude; estou pensando em acionar a justiça

    obrigada

    ResponderExcluir
  51. Ola Leonardo!
    Meunome é Gabriela tenho 21 anos estou no meu 1° ano de Direito em faculdade particular. Mas estou desempregada e só o meu marido esta trabalhando e não vai ter como eu continuar o curso...
    Não queria parar, sera que tem como eu transferir para uma faculdade estadual?
    Por favor me ajude aresolver esse problema, aguardo a sua respota...

    ResponderExcluir
  52. Ola,
    alguem pode me auxiliar por favor,onde esta a Matriz curricular de Medicina da FTC salvador?
    obrigada
    Giselle.

    ResponderExcluir
  53. julia grasiela batista silva7 de novembro de 2009 às 07:52

    Estou cursando o 2º semestre de Quimica na Feb em Barretos quero saber se é possivel transferencia para Uneb em caetite. E quais documentos tenho que levar para tentar.

    ResponderExcluir
  54. Olá me chamo Délcio, sou aluno integral Prouni de medicina, estou no 4 ano do curso, esse ano tive com problemas de saúde e abandonei uma disciplina, das 10 disciplinas eu passei em 9, e ou seja um rendimento superior a 75% como exige o prouni. Fui argumentar com a coordenação do prouni na faculdade e recebi a seguinte informação: Que só vão renovar minha bolsa caso queira, pq o certo era eu ter trancado o curso, segundo ela. Só que como meu aproveitamento é acima de 75 % das disciplinas eu tenho direito a permanecer com a bolsa, mas oque me deixou em dúvida foi sobre a frequência do curso, Alguém que já passou por algo semelhante sabe dizer qual é o mínimo de frequência que o prouni exige para renovar a bolsa? Uma vez que não está muito claro esse iten no MANUAL DO BOLSISTA? MUITO OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  55. Ramona Gabriela Menezes Lima15 de novembro de 2009 às 15:05

    sou estudante do curso de odonto do uniceuma e queria muito faser e passar nessa prova de transferencia externa, pois estou tendo dificuldades de pagar o curso.
    e gostaria de saber se vai ter prova no final desse ano ou no começo do ano de 2010 e saber sobre a matricula,pois estou muito interesada com urgencia,nao qeria desistir do meu sonho.
    obrigada e espero respostas!
    Ramona Gabriela

    ResponderExcluir
  56. Olá!
    Estudo em uma Universidade Estadual, mas pretendo me transferir por conveniência para uma faculdade Particular.
    Só que a Universidade em que eu curso a carga horária é de 60h por disciplina, e a que eu pretendo a carga horária varia de 72h, 36h, 54h a depender da disciplina, entretanto, as dissiplinas batem corretamente e o problena até então é só na carga horária.
    Será que poderei perder alguma coisa neste processo de transferência?

    ResponderExcluir
  57. Oieee, sou aluna da fuculdade fabrai anhanguera em bh e a faculdade vai mudar para outro campos, ficando longe pra mim, solicitei a tranferencia para outra instituição, mas eles não liberam minha bolsa, quero saber que estou protegida com alguma lei, ou não posso fazer nada?

    ResponderExcluir
  58. estou no 4 semestre de ciencias contabeis - unig nova iguaçu queria transferencia para ufrj ou uerf, quais docuemntos levo? sabe mi dizer sobre a prova?

    ResponderExcluir
  59. Olá
    Sou Fonoaudióloga formada pela UFBA e gostaria de saber como faço para cursar medicina em uma faculdade pública por meio da transferência externa. Ou será que posso engressar em uma faculdade particular de medicina por meio do PROUNI, mesmo sendo portadora de diploma superior?
    Desde já, fico agredecida.

    ResponderExcluir
  60. Olá meu rei.Sou bolsista integral pelo Prouni.Faço Jornalismo na Universidade de Mogi das Cruzes - SP.Na época não consegui um bom curso de saúde em Vitória da Conquista - BA, onde morava. Poço trasnferir para Odontologia em outra faculdade particular na bahia que agora dispõe do curso?
    Vlw.Obrigado!

    ResponderExcluir
  61. oi
    Estou apreensiva sem saber por onde começar, faço o 6 semestre de medicina, em fortaleza, numa faculdade particular reconhecida pelo MEC, e por motivos familiares terei que transferir meu curso,mas fico perdida sem saber quais faculdades de sao paulo podem me aceitar...sera que e muito dificil? obrigada!

    ResponderExcluir
  62. olá ! sou estudante de enfermagem de uma faculdade particular que no momento estar trancada posso fazer prova de transferencia externa para federal???

    ResponderExcluir
  63. Olá Cleidiane,

    Portadores de diploma nivel superior não tem direito a pleitear bolsa do PROUNI.

    ResponderExcluir
  64. ganhei bolsa parcial pelo prouni em uma faculdade aqui da minha cidade, gostaria de saber se posso transferir para uma universidade federal e em outro curso. Obs: ainda vou ingressar o 1º período. desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  65. Boa tarde
    E possível transferir de uma universidade a distancia para
    Uma presencial.

    ResponderExcluir
  66. Estou fazendo um curso superior a distancia e não estou gostando
    Queria mi transferir para outra faculdade presencial
    É possível?

    ResponderExcluir
  67. Olá,
    Sou aluna do curso de Enfermagem (PROUNI Integral) em uma
    faculdade particular. E gostaria de saber se eu poderia
    transferir para o curso de medicina em uma faculdade pública. Através de um processo seletivo interno?

    ResponderExcluir
  68. sou estudante de odontologia na bolivia
    e gostaria de saber se tem possibilidades de quando eu estiver no terceiro ano mudar para medicina na bolivia mesmo...

    abrigada desde ja

    ResponderExcluir
  69. Olá!
    Bem, a minha dúvida é a seguinte, eu faço Enfermagem em uma universidade estadual, mas gostaria mesmo de Medicina, gostaria de saber como funciona essa transferencia externa, e se universidades pulblicas também fazem isso, e quais são as que fazem isso, se tiver como me ajudar, obrigada desde já! : )

    ResponderExcluir
  70. olá Amigo
    saudações

    Eu estudo no Rio de janeiro o curso de Medicina e gostaria de me transferir para a FTC. Salvador, pois minha família é de Salvador.Vou cursar em 2010.1 o 7º período. Fiquei três anos por problemas de saúde com a faculdade trancada, retornei em 2009 no 5º período. Como já tenho mais de seis anos de curso. Será que posso adiantar o curso. Será também que posso me transferir baseada no problema de saúde sem esperar a transferência externa.
    grata
    Silvia Oliveira

    ResponderExcluir
  71. Olá estou no 7º semestre de Pedagogia e pedi a transferencia externa so que eles querem que eu pague o mÊs de Janeirooo...mas se o mês de janeiro é matricula e eu ñ vou continuar na faculdade sou mesma obrigada a pagar?!

    ResponderExcluir
  72. Olá, eu to entrando em uma faculdade particular de tres lagoas, eu queria saber como que é as vagas de transferencia para federal ? eu quero transferir no final do ano, essas vagas são desistencias ? e são +/- quantas pra direito ?

    ResponderExcluir
  73. ESTOU NO 3º SEMESTRE DE MATEMATICA E ME INSCREVI NO PROUNI EM UMA OUTRA FACULDADE NO CURSO DE MATEMATICA .MINHA DUVIDA É A SEGUINTE SE EU CONSEGUIR UMA BOLSA DO PROUNI INTEGRAL EU POSSO TRANSFERIR PARA A MINHA ATUAL FACULDADE?

    ResponderExcluir
  74. SE PUDEREM ME AJUDAR DESDE JA AGRADEÇO.

    ResponderExcluir
  75. Olá,

    Sou bolsita integral do PROUNI no curso de Enfermagem (atualmente estou no 3° período) de uma faculdade da minha cidade. Essa semana estava lendo o manual do bolsista e li que há a possibilidade de transferir para um instituiçao superior de ensino pública...Isso é verdade? E tem que ser exatamente pro mesmo curso ou pode ser para outro? Há e mais uma pergunta se a faculdade de destino é federal como ela pode ser cadastrada no prouni?

    Desde já agradeço à sua atenção!

    ResponderExcluir
  76. sou bolsista do prouni parcialmente em um estado
    no entanto precisarei morar em outro estado com outras pessoas como faço para transferir minha bolsa e quais sao as possibilidades de transferencia !!!
    é possivel uma tentativa em universidade publica???
    obrigada.

    ResponderExcluir
  77. Sou estudante do 5º período de Direito na PUC Minas - Serro. Mas acabei de ser pré-selecionada pelo Prouni para o mesmo curso, só que no Instituto Metodista Izabela Hendrix - BH. Existe alguma possibilidade de eu conseguir tranferência da bolsa, caso eu a consiga?
    Desde já, obrigada!

    Att.
    Renata

    ResponderExcluir
  78. Olá, eu faço Nutrição na UFRB e gostaria de transferir pra Medicina na UFBA. Como faço pra saber se há vagas? Já procurei no site da UFBA e nada! :/
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  79. Olá,
    queria que vc me informasse á respeito de uma transeferência externa.Curso Direito em uma determinada instituição particular e gostaria tranferir para uma universidade pública,seria possível?
    Quais os primeiro passos deveria obedecer???
    Desde já agradeço!!!
    Um abraço!!!!!!!

    ResponderExcluir
  80. olá,
    passei na ufba do campo de vitoria da conquista, porem devido a distancia e condições finaceira, quero transferir para a ufrb de santo antonio de jesus, o que eu devo fazer me transferir?
    obrigada.

    ResponderExcluir
  81. Olá,
    fui pré-selecionada pelo prouni para um curso cuja bolsa é parcial,de 50%. Mas a mensalidade ainda é muito alta. Gos taria de saber se caso eu me matricule nesta instituiçáo, eu tenho que permanecer na mesma por 1 ano pagando essa mensalidade que é um absurdo de tão cara, não tenho condições de pagar! Mas, e se a instituição se recusar a me transferir, ela é obrigada a fazer isso? Acho que sim, afinal, se eu consegui a vaga, tenho direitos! Peço que me rspondam com urgência, pois esta instituição deu aos pré-selecionados um período ainda mais curto que as demais, que é de até amanhã, 10/03/10. Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  82. Desculpem os errinhos do meu último comentário. Não costumo cometê-los, pois sempre releio tudo o que escrevo, tenho sempre este hábto! Mas eu estava com muita pressa e muito nervosa com toda esta situação. Acho que qualquer pessoa na minha situação ficaria assim! Bjssss e desculpem-me mais uma vez!!!!

    ResponderExcluir
  83. oi fui contemplada com a bolsa faço faculdade de biologia na FTC gostaria de mim tranferir externa para ufba ou uneb?
    sera que e for possivel mudar de curso pela transferencia?
    quantas vezes pode ser transferido?

    ResponderExcluir
  84. Olá boa noite eu gostaria de saber se existe possibilidades para transferir para uerj ou ufrj pois faço engenharia de produção na fanese é uma faculdade particular reconhecida pelo Mec, sou 1º período e preciso transferir urgente pois, é por mudança de cidade e não queria fazer outro vestibular...

    obrigada.

    ResponderExcluir
  85. Olá,

    Eu sou estudante de Pedagogia - 3º Semestre de uma faculdade particular. Gostaria de tentar uma tranferência para Ufba ou Uneb será que consigo isso? O que deveo fazer?

    ResponderExcluir
  86. Olá , estou no primeiro periodo de medicina em uma universidade privada em Santa Catarina, por alguns problemas creio que vou perder esse semestre e vou pedir trasnferencia , minha familia é de Salvador e eu quero muito transferir pra Ftc , e voltar pro primeiro perido já que estou quase reprovada em algumas materias ... como faço pra conseguir a trasnferencia ?

    ResponderExcluir
  87. Olá...sou bolsista do prouni(integral) na faculdade anhanguera-Pelotas/RS, estou no 4 sem de Ed.Fisica e estou mudando p a cidade de Xanxere/SC, queria saber como faço p tranferir minha bolsa... A instituição é diferente as o mesmo curso?????

    ResponderExcluir
  88. Estudo medicina há quase dois anos na Bolívia,próximo a fronteira do Brasil em Mato Grosso.Desejo muito me transferir para o Brasil.Gostaria de saber as informações necessáriase e como conseguir transferência para UFPB na Paríba.

    ResponderExcluir
  89. Tenho um amigo q estudante do 5 ano do curso
    de Medicina em Cuba, venho atraves desse meio de comunicacao solicitar se possivel a seguinte informacao, estou pensando em tentar transferir o meu
    curso para o Brasil, devido a algumas necessidades pessoais. Entao gostaria de saber se existe essa possibilidade e como seria o
    processo em que eu teria que ser submetido.
    Me informaram do processo de Traneferencia Externa.

    Voces Sabe de alguma faculdade Brasileira que pode aceitar.

    Obrigado pela Atencao,

    Aguardo Respostas,

    Sinceramente,

    Jose Augusto Silva
    Cuba

    ResponderExcluir
  90. Tenho um amigo que é estudante do curso
    de Medicina há dois anos na Bolívia, desejo saber informaçõs, pois ele estar pensando em tentar transferir o
    curso para o Brasil, devido a algumas necessidades pessoais. Entao eu gostaria de saber se existe essa possibilidade e como seria o
    processo que ele teria que fazer.
    Me informei pelo google sobre o processo de Traneferencia Externa.Mas desejo informções mais detalhada.

    Quero também saber os nomes de universidades/faculdades Brasileira que pode aceitá-lo.

    Obrigado.

    Aguardo Respostas,

    Marinalva.

    ResponderExcluir
  91. maria jose rodrigues almeida28 de abril de 2010 às 14:18

    Olá, eu tenho uma filha cursandomedicina 0 3 semestre na UNAERP-RIBEIRÃO PRETO-SP,estou preocupada com a situação da universidade com o mec,o que fazer para transferir para uma universidade pública Ou privada ,que seja em MATO GROSSO DO SUL,COMO AGIR?

    ResponderExcluir
  92. OI, eu sou Pablo Vinicius, estou fazendo o 1° semestre de Jornalismo no CAHL (Centro de Artes, Humanidades e Letras) da UFRB e pretendo fazer transferencia para UFBA, porém não consta no site da UFBA quanto tempo é necessário ter feito de curso para pedir a transferencia. Se voce já ouviu falar de alguem com o mesmo problema, por favor responda. Agradeço antecipadamente =D

    ResponderExcluir
  93. Olá,
    Gostaria de saber se posso transferir de faculdadade no último período do curso, faltando apenas apresentação da monografia (motivo perseguição). Existe resolução do mec proibindo a trasferencia externa nesse caso?

    ResponderExcluir
  94. OI, BOA NOITE! MEU NOME É DANIELA ESTOU CURSANDO O SEGUNDO SEMETRE DE PEDAGOGIA E TENHO 50% DO PROUNI, EM UMA FACULDADE PARTICULAR, PRECISO FAZER UMA TRANSFERÊNCIA PARA UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA POR MOTIVOS FINACEIROS, SERÁ QUE CONSIGO NA UNEB E E O QUE FAZER?
    DESDE JÁ OBRIGDA!

    ResponderExcluir
  95. oiee
    eu faço faculdade de enfermagem,gostaria de saber se é possivel me transferir para medicina?

    ResponderExcluir
  96. Olá, fui aprovado no vestibular em uma faculdade privada, matricule-me porem não inicie devido não ter completado a turam no 1º semestre, então tivemos que trancar. Será que poderia transferir-me pra outra faculdade mesmo sem iniciar a graduação e de preferência uma faculdade que aceite o FIES, ou Faculdade Publica.
    Agradeço antecipadamente pela voça atenção.

    Atenciosamente
    Raimundo Garcez (raimundogarcez@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  97. Em correção a anterior.
    Olá, fui aprovado no vestibular de uma Faculdade privada, matriculei-me porem não iniciei os estudos devido o numero de candidatos aprovados ter cido insuficiente para iniciar as aulas e em tempo tivemos que trancar a matrícula. Será possível transeferir para outra faculdade privada qual tenha convenio com finaciamento estudantil ou outras Faculdades Públicas.
    Obrigado pela vossa atenção.
    Atenciosamente,

    ResponderExcluir
  98. oiee
    eu gostaria de saber se é possivel pedir tranferencia de enfermagem para medicina na ufmt...
    desde já agradeço a atençãooo

    ResponderExcluir
  99. oi sou estudante de engenharia da computação em uma faculdade particular em são paulo. estou no primeiro semestre mas gostaria de me transferir para a poli-usp. é possivel?.. o q eu faço?

    ResponderExcluir
  100. ola, estudo administração, paguei matricula e uma mensalidade mais passei em um concurso, então tranquei minha faculdade, pedindo reembolso mais eles não querem devolver. gostaria de saber se tenho direito de receber pelo menos o dinheiro da mensalidade. isto tudo acontecendo neste semestre.

    ResponderExcluir
  101. Olá sou bolsista 50% Prouni em Enfermagem, não estou satisfeita com o curso, gostaria de transferir para Odontologia ha essa possibilidade? De particular para Particular?E se no caso a cidade que moro só ha Universidade federal que ofereça Odontologia, existe possibilidade de transferencia? Não quero perder essa oportunidade que tenho de ser bolsista Prouni.

    ResponderExcluir
  102. Oi meu nome é Andressa , eu faço faculdade e o curso que faço ainda esta em analise de reconhecimento, isso me trara algum problema futuro na minha transferência ?

    ResponderExcluir
  103. Ola, faço UERJ e trabalho ao mesmo tempo! Tenho dificuldade em conseguir horário para fazer as matérias e já estou ha muito tempo na faculdade. Nesse semestre me vi obrigado a trancar matricula pois perdi a data de inscrição em disciplinas e quando fui fazer um pedido de incrição extraordinária não consegui o mínimo de 3 matérias para me inscrever. Pensei em fazer algo mas não sei se é possível e daí vem minha dúvida. Posso fazer transferência para uma particular aproveitando as matérias da UERJ e no semestre que vem, ao destrancar a matrícular da uerj posso aproveitar as matérias que eu fizer na particular nesse semestre? Desde já agradeço! Renato

    ResponderExcluir
  104. gostaria de saber qual faculdade esta aceitano alunos de istituiçoes da boliva estou terminao 3 ano na SAN SIMOM qual a forma mais segura de conseguir a transferncias
    des ja muito obrigado
    marco junior

    ResponderExcluir
  105. Oi, tudo be,?
    Passei recentemente no curso de cinema pela ufrb e gostaria de saber a partir de quando eu posso mudar para ufba? Tem possibilidades de mudar para artes cenicas?

    ResponderExcluir
  106. Gostaria de Saber onde eu posso me informar porque não acho nada no site da faculdade! Ou só ligando pra instituição?

    ResponderExcluir
  107. Olá faço enfermagem e gostaria de mudar o curso para medicina, mais na minha universidade não tem o curso terei que mudar de universidade, as materias que eu ja fiz serão aceitas?

    ResponderExcluir
  108. Olá, sou estudante de Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). Gostaria de saber se posso participar do processo seletivo (transferência externa) para Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Já li os editais e aparentemente o fato dos cursos serem bem diferentes não que impede que eu participe do processo. Estou certo?

    ResponderExcluir
  109. Olá Eu Cursava Urbanismo na UNEB Porem fui contemplado com uma bolsa integral pelo PROUNI em uma Faculdade particula já estou no 4° semestre na faculdade particular porem o MEC manda uma carta Dizendo que posso perder a Bolsa. Eu quero cancelar Meu Finco com a UNEB e continuar sento Bolsista PROUNI como devo proceder? Aguardo Resposta. ATT: Tiago

    ResponderExcluir
  110. Olá, gostaria de saber se vc conhece algum site com serviço de provas de transferencia externa para o ingresso no curso de direito? é q farei uma prova de transferencia para a uefs ma bahia! podendo me ajudar, estarei no aguardo!

    ResponderExcluir
  111. Queria saber como procede o abono de uma disciplina que eu já fiz em uma faculdade particular para ser abonada em outra universidade federal como transferência externa? se é só se a carga horária bater, for igual? ou se for menor posso só completar na outra universidade sem precisar tirar uma nova média? e se for maior se serve? (Ex: Patologia 60 C.H. na faculdade particular e na universidade federal 40 C.H.)?

    Outra dúvida é que a média da faculdade particular onde estudava era 7,0, e a da federal é 8,0 sendo que tem a mesma disciplina em ambas grades, mas minha média só foi 7,5 na particular, essa disciplina vai ser abonada mesmo não sendo a média da federal que é 8,0 como transferência externa?

    Mais uma dúvida eu posso fazer outras disciplinas como transferência externa em períodos mais avançado que o meu, tipo estou no 5°, além de está fazendo outras matérias em períodos anteriores que não tinha na grade da faculdade particular posso fazer em períodos avançado na universidade federal? (Ex. estou no 5° período mas só estou fazendo 4 disciplinas, pq as outras 4 foram abonadas, ai estou aproveitando e fazendo mais duas no 4° pq não tinha na grade da minha antiga faculdade particular, só que lá no 6° tem três disciplinas que eu já fiz e duas que não, JÁ POSSO INDO FAZENDO ESSAS DUAS TAMBÉM LÁ NO 6° PARA QUANDO EU PASSAR DE SEMESTRE JÁ IR PRO 7° PERÍODO?

    E até quantas disciplinas posso fazer em um semestre(período) como transferência externa? E se posso fazer também em outros curso quem tenham a mesma disciplina com a mesma C.H.??

    ResponderExcluir
  112. Boa Tarde!!!
    sou estudante do curso de Lienciatura de Biologia (UFRJ)semi-presencial, pelo consorcio CEDERJ- e competo 1 ano de curso no ano que vem, ja verifiquei que nao abriram inscricoes para transferencias no semestre de 2012.2.
    Mas eu gostaria de saber se ah possibilidade de fazer a prova de transferencia interna para o mesmo curso oferecido sendo presencial...

    Ficarei grata pela ajuda!!

    ResponderExcluir
  113. Bom dia!
    sou bolsista do prouni e ao mim inscrever por motivos pessoais eu optei pelo curso a distancia, atualmente curso LOGÍSTICA e queria mim ingressar em uma faculdade de ensino presencial, mim informaram que não é possível transferir o meu curso a distancia para um curso presencial e nem transferir minha bolsa do prouni,
    tentei mim inscrever no FIES e aparece CPF CADASTRADO NO PROUNI COMO BOLSISTA INTEGRAL...
    Ao cancelar minha matricula no curso atual eu deixo de ser bolsista automaticamente para assim mim inscrever no FIES?
    Ou tem algum jeito de usar a bolsa para conseguir algum desconto?
    Preciso de ajuda, como disse antes atualmente estudo LOGÍSTICA NA FACULDADE DE TECNOLOGIA INTERNACIONAL e quero cursar ENGENHARIA MECATRÔNICA NA ANHANGUERA.
    SE VOCÊ TIVER ALGUMA SOLUÇÃO A RESPEITO FICAREI MUITO GRATO, ACEITO QUALQUER SUGESTÃO.
    Tenha um bom dia
    obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ariel, você tem que ir na Faculdade Anhanguera e fazer uma solicitação de vaga, se a faculdade aceitar recebe-lo com sua bolsa PROUNI não tem problemas, desde que obedeça os critérios internos da universidade

      Excluir
  114. Ao responsável pelo site, a informação sobre o PROUNI está totalmente errada, as informações corretas estão no EDITAL.
    O bolsista PROUNI seja parcial ou integral, pode pedir transferência interna ou externa de curso e continuar com a sua bolsa, sendo então o tempo de duração da bolsa passa a ser a duração do curso para qual o aluno esta migrando.
    Essa transferência pode ser feita desde que haja vaga para o curso escolhido, e a critério da universidade, a vaga em aberto não necessariamente precisa ser uma vaga 'sobra' de bolsista.


    ResponderExcluir
  115. ola sou estudante do curso de enfermagem na Universidade Salvador(Unifacs) e gostaria de transferir pro curso de medicina em outra universidade! Quero saber se posso e quais complicações pra tal e se posso pra uma pública!?

    ResponderExcluir
  116. Olá Leonardo faço Biotecnologia na estadual de Manaus posso transferir pra federal de Belo Horizonte, irei me casar e morar lá, mas não quero parar de estudar... mas vi que lá não tem o curso de Tecnologia em Biotecnologia, será que posso escolher outro curso afim na UFMG???

    responda por favor....

    ResponderExcluir
  117. Oi como posso achar PROVAS ANTERIORES DE NUTRIÇAO da UFRJ?

    ResponderExcluir
  118. Eu ja fiz transferençia interna,tem alguma coisa que atrapalhe eu fazer transferençia externa pra outra federal por isso?

    ResponderExcluir
  119. oi fui pré-selecionada no prouni para o curso de rh mais é a distância,gostaria de saber se tem como eu trocar para presencial?

    ResponderExcluir
  120. ola boa tarde sou aluna do curso de medicina e gostaria de saber qual e o conteudo das provas de transferencia externa para medicina ,se são especificas do curso ou matérias do ensino medio.
    certa de sua compreensão obrigada, s

    ResponderExcluir
  121. Olá boa tarde sou docente da ufms e gostaria de pedir transferência para puc-sp , será que seria possível ? Mas no mesmos critérios de uma uf sem taxa de mensalidade

    ResponderExcluir
  122. Faço direito na Cândido Mendes e estou no 3º período, gostaria de fazer a transferência para UFRJ sera que posso fazer e existe uma prova específica gostaria de saber qual a matéria que cai para o curso de direito.

    ResponderExcluir
  123. oi sou aluna de ciencias e biológicas, licenciatura universidades estadual. abriu transferência externa pra UFRJ. já fizmeu cadastro.ja li o edital , mais fiquei com duvidas. tem que levar os documentos , tipo historico escolar. como pego isso na minha antiga facul, e como tenho certeza que eu vou tirar os documentos da universidade e vou ser matriculada na ufrj...

    se puder me esclarecer eu agradeço

    ResponderExcluir
  124. Cursei até o 6ª semestre de enfermagem, e no momento estou afastada do trabalho bem como da faculdade por problema de saúde. Procurei diversos cursos EAD que aproveitasse as matérias de Enfermagem, contudo sem sucesso. Não quero parar de estudar, mas minha condição de saúde não possibilita um curso presencial. Existe algo que eu poderia fazer

    ResponderExcluir
  125. Minha Filha fez prova para Medicina,e até passou na 1ª fase da Uerj, entretanto não conseguiu passar na 2ª fase. Agora ela cursa o 1º semestra de Biologia na UnB(Universidade Federal) em Brasília. Gostaria de saber se ela poderia mudar para medicina? Qual seria o procedimento?

    ResponderExcluir
  126. Faço psicologia na UFMS será que consigo transferência externa?

    ResponderExcluir
  127. Pode me tirar uma dúvida? Minha esposa é formada em pedagogia e ela quee se graduar em Fisioterapia agora, ela aproveita algumas cadeiras? Aguardo suas considerações!

    ResponderExcluir
  128. Ola,a avaliação e necessária em qualquer instituição?
    e obrigatório?

    ResponderExcluir
  129. Ola,faço Faculdade de Engenharia Elétrica ,seria possível pedir transferência externa para outra instituição visando o curso de Engenharia civil?

    ResponderExcluir
  130. faço o curso de bacharelado ciencias exatas e tecnológicas na ufrb,onde tem como 2 ciclo os cursos de engenharia mecanica,civil e computacao,teria possibilidade de fazer a transferência pra outra Universidade para o curso de engenheira mecânica, sabendo que a grade de matérias é a mesma?

    ResponderExcluir
  131. ola! boa noite
    Sou estudante de eng. mecânica_6º periodo (faculdade privada) e estou de mudança para outro estado, vou fazer a transferência externa, porem estou com uma cadeira pendente, isso pode me prejudicar no meu processo de transferência ?
    grata!

    ResponderExcluir
  132. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  133. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  134. Oi, boa tarde.
    Sou estudante de ciências biológicas na (UNEB) em Senhor do Bonfim estou no 4° semestre, e gostaria de pedir transferência de curso, gostaria de transferir para medicina na (UNEB) em Salvador. Posso de fato me transferir? O que tenho que fazer? Preciso fazer alguma prova para a transferência ?

    ResponderExcluir
  135. Bom dia,
    gostaria de saber se é possível pedir a transferência de faculdade, mas a futura faculdade inicia o semestre em breve, e onde estou, o semestre termina semanas depois
    Preciso cortar qualquer vínculo com a atual instituição ou posso terminar o semestre e ao mesmo tempo começar na outra?
    Agradeço se obtiver resposta

    ResponderExcluir
  136. Boa noite,
    Eu sou estudante de Psicopedagogia na UFPB e gostaria de mudar para o Rio de Janeiro, porém esse curso de graduação não tem em nenhuma outra universidade. Eu teria que mudar de curso aqui na ufpb pra depois tentar fazer a transferência externa ou eu posso pedir essa transferência em algum outro curso da área pra outra universidade?

    ResponderExcluir
  137. Boa noite, vi que este post não etá atualizado e como tive dúvida e achei este artigo aqui resolvi ajudar quem viese a ler. Quem é bolsista do ProUni e Fies pode sim transferir porém temos algumas exigências a cumprir.

    Que tem bolsa do Prouni pode fazer transferência de curso ou faculdade?
    O Manual do Bolsista do Prouni prevê algumas situações em que é permitido realizar a transferência de curso e instituição sem perder o benefício da bolsa de estudos parcial ou integral concedida pelo programa. É possível transferir a bolsa para outro curso afim, habilitação, turno, campus ou outra instituição. Para que isso aconteça, é necessário que:
    • as instituições de origem e destino estejam de acordo com a transferência,
    • a instituição e o curso para o qual o estudante deseja se transferir estejam regularmente credenciados no Prouni,
    • exista vaga no curso para o qual o estudante deseja se transferir.

    Há também as situações chamadas excepcionais, em que o bolsista do Prouni pode solicitar a transferência em casos de:
    • conclusão de ciclo básico e subsequente transferência para habilitação vinculada este, dentro da mesma instituição e curso;
    • extinção de curso/habilitação em função de fusão ou incorporação da instituição de ensino;
    • extinção das atividades da instituição;
    • servidor estudante que mudar de sede por interesse da administração, e;
    • remoção ou transferência de oficio de servidor público federal civil ou militar estudante, ou seu dependente estudante, que acarrete mudança de domicílio.

    Os casos em que as transferências de bolsa do Prouni não são aceitas incluem:
    • transferência de bolsa integral para parcial e vice-versa;
    • para cursos que não atingiram o critério mínimo de desempenho do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), por duas avaliações consecutivas;
    • quando o número total de semestres já cursados ou suspensos for igual ou superior duração máxima do curso de destino;
    • bolsa concedida por ordem ou decisão judicial, e;
    • nos casos em que a nota média do bolsista no ENEM, utilizada para sua admissão ao ProUni , for inferior à nota média do último candidato aprovado no processo seletivo mais recente do ProUni em que houverem sido oferecidas bolsas para o curso de destino, a menos que a própria instituição decida pelo contrário.

    Seja qual for a modalidade de transferência entre bolsas do Prouni, seja ela por curso ou instituição, é proibido cobrar do bolsista do Prouni quaisquer taxas de matrícula ou pré-matrícula, inscrições ou emissão de documentos para a transferência para outras instituições.

    ResponderExcluir
  138. Olá sou alguma da UNEB Juazeiro, por motivos maiores preciso sair da Cidade, uma transferência, como posso fazer? Agradeço!

    ResponderExcluir
  139. Olá. como disse "Montanha doce" acima, é sim possível transferir a bolsa do prouni para outra faculdade, eu mesma transferi da Faculdade Pitagoras em Teixeira de Freitas (BA), para Newton Paiva em Belo Horizonte (MG)..
    :)

    ResponderExcluir
  140. Olá sou estudante do CEDERJ/Uerj mas pretendo em breve me mudar para Minas Gerais, será que posso pedir transferência para alguma faculdade estadual de Minas?

    ResponderExcluir
  141. Eu curso administração na cederj ufrj de Macaé e queria trocar de curso e polo para são Pedro da aldeia e cursar pedagogia teria como.?

    ResponderExcluir
  142. Eu curso administração na cederj ufrj de Macaé e queria trocar de curso e polo para são Pedro da aldeia e cursar pedagogia teria como.?

    ResponderExcluir
  143. Boa noite.
    Curso pedagogia pela UNEB estou no 4°semestre,bolsista integral, assim como todos do curso..
    Gostaria de saber se posso transferir para alguma instituição em Brasília com as mesmas vantagens, sem mensalidade. E qual a instituição? ..

    Desde já agradeço
    Sarah.

    ResponderExcluir
  144. Boa noite, Estou no sexto semestre de Adm, tranquei a faculdade e quero voltar a estudar porem em outra universidade, me pediram para levar o histórico que foi solicitado com antecedência porém a faculdade está atrasando a documentação, queria saber se consigo me matricular entregando o conteúdo programatico e os outros documentos devendo somente o historico?
    obrigada

    ResponderExcluir
  145. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  146. OLÁ, CURSO DIREITO NOTURNO EM LONDRINA EM UMA FACULDADE PARTICULAR (VIA FIES 100%). MAS, COMO MORO EM APUCARANA QUERO TRANSFERIR O CURSO PARA OUTRA FACULDADE PARTICULAR DE DIREITO. JÁ FIZ, NA FACULDADE DE LONDRINA INCLUSIVE A REMATRÍCULA PARA ESTE 1º SEMESTRE DE 2017. OK.
    A PERGUNTA QUE QUERO ESCLARECER É A SEGUINTE - HÁ NESTA OUTRA CIDADE (APUCARANA) PARA ONDE PEDI A TRANSFERÊNCIA, UMA FACULDADE ESTADUAL (QUE NADA TEM A VER COM O QUE ESCREVI ATÉ ENTÃO) E LÁ HÁ VAGAS DISPONÍVEIS PARA ESTUDAR CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO PERÍODO MATUTINO , O QUE ME INTERESSA!!!! - ENTÃO, UMA VEZ QUE JÁ SOU PORTADOR DE DIPLOMA (NUTRICIONISTA) CASO ME MATRICULE NO CURSO DE CONTÁBEIS MATUTINO PELA FACULDADE ESTADUAL, POSSO VIA A TER ALGUM PREJUÍZO LEGAL COM O FIES QUE ESTÁ ME GARANTINDO O CURSO DE DIREITO? PORQUE SE NÃO HOUVER PROBLEMA QUERO CURSAR AS DUAS FACULDADES AO MESMO TEMPO, A PARTICULAR FINANCIADA PELO FIES E A PÚBLICA QUE TEM VAGAS DISPONÍVEIS NO PERÍODO MATUTINO PARA QUEM JÁ É PORTADOR DE DIPLOMA COMO É O MEU CASO (NUTRIÇÃO PELA UFPR) ENTENDE? PRA CONCLUIR - POSSO CURSAR CIÊNCIAS CONTÁBEIS NA ESTADUAL (VAGAS DISPONÍVEIS NO PERÍODO MATUTINO) AO MESMO TEMPO QUE PROSSIGO COM O CURSO DE DIREITO (5º SEMESTRE) EM OUTRA FACULDADE PARTICULAR, A QUAL, TENHO FIES 100%??????? GRATO PELA ATENÇÃO E RESPOSTA CORRETA.

    ResponderExcluir
  147. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  148. Olá,
    Gostaria de tirar uma dúvida: curso Química em uma universidade estadual (UERJ) e gostaria de saber se há possibilidade de fazer transferência externa para UFRJ em Química mesmo. Como dizem que transferência de Estadual para Federal é difícil, não pode e sei lá mais o que, passei a pesquisar essa possibilidade. Li os editais e não encontrei nada que vete os alunos da estadual ingressarem por transferência externa para federais. A única coisa que diz é que deve ser reconhecido pelo MEC. E o meu curso na UERJ é reconhecido. Mas ainda não estou segura. Sabe me confirmar isso?

    ResponderExcluir
  149. Boa noite!!! Faço engenharia civil em uma Universidade particular pelo o fies. Posso trocar de curso para odontologia?

    ResponderExcluir
  150. Olá!
    Amigo,eu sou estudante de biologia na universidade federal do recôncavo da Bahia, mas gostaria de mudar de curso (artes visuais),mas para outra instituição, no caso a federal de Sergipe,você poderia me explicar como ocorre esse processo?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  151. aline tavares 24 de agosto de 2017
    Olá!
    Estou no primeiro semestre de Turismo Bacharelado no Instituto Federal do Mato Grosso, quero transferir e continuar no mesmo curso, mas preciso de uma vaga em Salvador, tem como?

    ResponderExcluir
  152. Olá
    Passei na UFS em Delmiro-Alagoas no curso de História, mas terei que me mudar para Aracajú, tem como fazer a transferência externa de Alagoas para a UFS de Sergipe?por favor me ajude!

    ResponderExcluir
  153. Olá, gostaria de saber se é possivelha fazer transferência de curso pra faculdadeser diferentes, caso as matérias sejam compatíveis. Por exemplo de fisioterapia para medicina.

    ResponderExcluir
  154. Bom dia, gostaria de saber se é possível a transferência do curso de administração da UFMS para a USP (FEA), se esse processo é difícil de ser aprovado, se os trâmites demoram muito tempo, quanto tempo devo ter cursado e se os documentos são somente esses descritos na matéria. Obrigada

    ResponderExcluir